top of page

 

 

Origem dos Esmaltes de Unhas​

​

  Os egípcios usavam henna castanho-avermelhada para colorir suas unhas e dedos. Eles usavam cor nas unhas como indicativo da ordem social do indivíduo. O vermelho era usado apenas pelos mais nobres. As outras mulheres só podiam usar tons pálidos.

  Nefertiti, espesa do rei Akhenaton e conhecida por sua beleza, coloria também as unhas dos pés de vermelho sangue. Cleópatra preferia um vermelho mais escuro.

  Os esmaltes, mais parecidos com os que conhecemos hoje, foram criados pelos chineses e era uma mistura de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha. A coloração era obtida com pasta feita a partir de ingredientes naturais como pétalas de rosa e orquídea. Essa mistura, aplicada nas unhas, dava cor a elas.

  No início do século XX as mulheres conseguiam tingir suas unhas com pós coloridos e cremes passados em suas unhas, que depois ganhavam uma espécie de esmalte incolor. O produto vendido na época era o Graf´s Hyglo. Algumas mulheres, neste período, pintavam suas unhas com verniz transparente aplicado com pincél de pêlo de camelo.

UNHAS

bottom of page